sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ingresso para o show da banda The Kooks


               De acordo com o objetivo da atividade proposta pelo Blog mãe e com base nos textos que discorrem sobre Tipologia e Diplomática, analisaremos um ingresso da banda The Kooks que veio fazer show no Brasil em 11 de maio de 2012 na Via Funchal. De acordo com o Dicionário a palavra ingresso significa bilhete de entrada para um espetáculo.


            De acordo com o texto de Mariano Garcia Ruipérez, podemos discorrer que a tipologia permite averiguar as particularidades do produtor, destinatário, legislação, tramite, a ordenação e proceder à avaliação dos documentos, inserindo-os nas séries pertinentes. O objetivo de seu estudo é o tipo documental. Tendo isso em vista podemos analisar o ingresso como:
  • Espécie: Ingresso. Tendo em vista que a espécie é a divisão dos gêneros documentais que reúnem tipos documentais por seu formato.
  • Função: Dar acesso a algum lugar a quem o possui.
  • Contexto de criação: Esse ingresso foi elaborado para ser um documento de entrada no show da banda The Kooks e quem o criou foi a produção do evento. Ele faz parte de uma série de ingressos, considerando que a séries documentais são conjuntos de documentos que vieram da mesma atividade e que tem o mesmo produtor, sendo sequências de unidades de um mesmo tipo documental. 

               Esse ingresso tem função administrativa comprobatória, já que serve de prova para garantir o direito do possuidor à entrada no evento. Também contém informações que podem representar que certa pessoa organizou o evento ou participou dele. Além, de poder se tornar um significado histórico, se for de um evento importante para a sociedade. No que diz respeito a análise diplomática desse documento, pode se chegar as seguintes informações:

Suporte: Em papel;
Forma: Original múltiplo;
Formato: Ingresso;
Finalidade: Dar ingresso ao evento;
Gênero: Textual e imagético;
Espécie: Ingresso;
Data tópica: Vila Olímpia - SP
Data cronológica: 11-05-12
Vigência: Até o término do evento
Marcas de autenticação: Selo, código de barras, número de série, marca d’água, tarja de segurança.
Tipologia: Ingresso de show

Referências:

RUIPÉREZ, Mariano. Tipología y séries documentales: cuadros de clasificación, cuestiones metodológicas y prácticas Cap 1.1 e 1.2: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007 (Asarca forma, 2)


Dicionário. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/ingresso/> Acesso em: 17/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário